Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Flamenco

O que é o Flamenco

As origens do flamenco estão muito ligadas à cultura cigana, com uma grande influência árabe. O flamenco é associado principalmente à região de Andaluzia, Espanha. Neste momento o flamenco é Património cultural imaterial da humanidade. O flamenco tem elementos que o caracterizam e fazem deste estilo de dança e música único. As palmas, o braceo (forma como se movem as mãos), o cajón, as castanholas, os sapatos, leques e a forma tão sentida como se interpreta são os aspetos mais destacados. O Flamenco é gigante e é dividido em “palos” que são diferentes ritmos mas dançados de diferente forma. Dentro deles se destacam: Alegrias, Bulerías, Fandango, Farruca, Garrotín, Seguiriya, Soleá, Tango flamenco, Taranto, o Zorongo entre outros.

Vantagens para quem pratica Flamenco

O flamenco pelas suas particularidades é uma dança que proporciona ao praticante um alto grau de concentração, desinibição, boa postura, coordenação, ligação de movimentos de várias partes do corpo ao mesmo tempo assim como a incorporação das castanholas em alguns casos.

O flamenco na nossa Academia

Existem 3 níveis na nossa Academia, nível 1,2 e 3. O nível 1 pode incluir crianças de diversas idades a partir dos 7-8 anos, é uma aula onde o primeiro foco é aprenderem as 4 coplas das sevilhanas e depois nos níveis seguintes (a partir daqui é decidido se a criança deverá passar para o nível 2 ou pela idade e conhecimento para o nível 3) No nível 2 temos maioritariamente alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos, já na turma do nível 3 os alunos tem idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Nestes últimos 2 níveis a aula é dividida, uma parte da aula é dedicada as sevilhanas e outra parte dedicada ao flamenco.