Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

FESTIVAL JOVEM INTERNACIONAL DE DANÇA DE SÃO DOMINGOS DE RANA

O Festival Jovem Internacional de dança de São Domingos de Rana é um espaço democrático e motivador, de cultura e cidadania, em que as empresas, associações, instituições públicas e grupos independentes da nossa cidade e região podem demonstrar as suas artes à comunidade e aos familiares.

Este evento é organizado pela Academia Sulydance e pela Junta de Freguesia de São Domingos de Rana. O Festival conta com todo o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Cascais Jovem. O Festival será dividido em três partes:

  1. Fase de classificação (através de vídeo)
  2. Fase de inscrições
  3. Fase Final

Estas três fases ocorrerão em sequência, sendo que será pré-requisito o cumprimento da primeira fase para a participação nas fases seguintes.

A classificação dos participantes ocorrerá em 120 (cento e vinte) dias que antecederem o evento. O Festival terá duração de 2 dias, das 9:00 às 21:30 horas, este ano será nos dias 7 e 8 de Novembro no Auditório do Criarte em Carcavelos. As inscrições terão início logo após a seleção de candidatos através de vídeo. Já a Fase Final ocorrerá no fim do segundo dia (gala de prémios).
Os interessados em participar poderão fazer as suas inscrições na Sede da Academia Sulydance ou por email: fdsdrgeral@gmail.com

Cada participante deverá pagar uma taxa única de 10€ independentemente da quantidade de coreografias em que participa.

Cada participante poderá inscrever-se representando o seu bairro ou Escola. Existe limite de inscrições (10 coreografias por cada escola), no entanto a intenção deste Festival é possibilitar o maior número de participantes, quer sejam adultos de bairros, estudantes das Escolas, ou pessoas de outras localidades.

As inscrições poderão ser feitas em uma das 3 (três) categorias: (1) Adulto, (2), Juvenil e (3) Infantil. Nestas 3 (três) categorias serão aceites inscrições de solos, duetos, trios ou grupos que façam ou não parte de academias de dança ou estejam ou não em cursos de dança. O número máximo de integrantes será de 7 (sete) para os grupos. Assim, esperamos contar com a participação do maior número de dançarinos, quer sejam profissionais, estudantes de dança ou amadores.

Os participantes da categoria Infantil devem ter no máximo 11 anos, até a data de inscrição. A categoria Juvenil enquadra os participantes que tiverem de 12 a 17 anos. O participante que tiver acima de 18 anos deverá inscrever-se na categoria Adulto. Será aceite a inscrição de participantes com idades diferentes, sendo que a inscrição na respetiva categoria será feita considerando sempre a idade do dançarino mais velho, ou seja, se um integrante tiver a idade para se inscrever na categoria Infantil e o seu parceiro de dança tiver a idade da categoria Juvenil seguindo o critério de maior idade a dupla deverá se inscrever nesta última categoria (Juvenil). E, assim, da mesma forma para a categoria Adulto.

A todos os interessados em participar no Festival Jovem Internacional de dança de São Domingos de Rana, com idades abaixo de 18 anos, ou seja, menores, será exigida a declaração de aceitação de participação, assinada pelos seus pais ou responsáveis.
Não serão permitidas apresentações com utilização de: (1) animais, (2) água, (3) fogo, (4) objetos que possam danificar ou sujar o palco, ou que venham a atingir a plateia. Caso um participante utilize algum objeto ou efeito sobre o qual a organização do Festival não esteja devidamente informada, tal integrante será automaticamente desclassificado.
O palco do evento terá a dimensão de 8 x 6 metros, com linóleo preto e duas coxias de entrada a ladear o palco.
Cada coreografia não poderá ultrapassar os 3 minutos e 10 segundos e deverá ter um mínimo de 2 minutos.
Cada solo, dupla, trio ou grupo terá 2 (dois) minutos para marcação de palco. Participantes que excederem este tempo serão desclassificados. No momento da inscrição, os dançarinos deverão apresentar uma cópia de MP3 contendo as músicas escolhidas para serem executadas durante a performance. Deste modo, o ritmo musical para cada atuação será de livre escolha dos participantes (dança de rua, ballet, dança de salão, danças latinas, dança contemporânea, entre tantos outros).

Os participantes deverão garantir que os seus trabalhos tenham classificação etária livre, pois não serão aceites trabalhos que propunham ou façam apologia a qualquer tipo de ato delituoso ou explore negativamente o preconceito, a pornografia e a intolerância, bem como aqueles que impliquem ou ameaçam ou danifiquem ao património público, privado ou pessoas físicas e jurídicas.

Qualquer participante ou apoiante que seja responsável pela desordem terá a sua participação desclassificada automaticamente.

O júri será formado por 3 conceituados profissionais da dança, o júri premiará com troféus os melhores classificados em cada categoria (Infantil, Juvenil e Adulto). Os critérios de avaliação do Festival serão: criatividade, desempenho, coreografia, ritmo, harmonia e postura de palco.
A premiação ocorrerá no fim do segundo dia do Festival, domingo, (19:00h), e contará com a apresentação dos vencedores. Serão entregues 3 prémios por cada categoria e nível.
Este ano temos um novo regulamento por causa do Covid 19. Os concorrentes e professores deverão ler atentamente e cumprir com todas as indicações para poder-mos realizar o evento em segurança.

TEASER 1º FESTIVAL DE DANÇA DE SÃO DOMINGOS DE RANA

A dança é a linguagem do corpo, uma atividade que é tão antiga como a humanidade.

É uma das artes mais abstratas e constitui igual que a musica a de maior consumo pelo seu poder de comunicação e expressão; serve como veículo para ajudar na formação estética da sociedade, nacriação da identidade nacional,no sentido de pertença aos costumes e tradições, no conhecimento cultural e serve, ao mesmo tempo,como entretenimento e diversão.

O Festival de dança de São Domingos de Rana (FDSDR) é uma plataforma para promover novos talentos, bailarinos, coreógrafos e movimentos de dança.

“A dança é a linguagem oculta da alma”

Martha Graham

2º Festival de Dança

3º Festival de Dança

 

MAIS INFORMAÇÕES